Previsão do futuro segundo o Espiritismo

Postado em 15/01/2021

A previsão do futuro sempre despertou o interesse da grande maioria das pessoas. É muito comum que no final do ano as pessoas busquem informações para o novo período que está para iniciar – em horóscopo, cartomante, entre outros.

Mas o que o Espiritismo fala sobre o assunto? Siga na leitura e descubra!
A previsão do futuro na história

Ao longo da história, pessoas eram consideradas especiais por poderem interpretar sonhos ou fazer adivinhações.

Um dos casos mais famosos está na Bíblia e conta a história de José que, de escravo se transformou em pessoa especial para o Faraó Egípcio, ao interpretar um sonho que o grande comandante daquele País tinha regularmente – a previsão do futuro foi de 7 anos de fartura seguidos de 7 anos de dificuldades, o que levou o Egito a se preparar para a fase difícil.

Há registros, também, de oráculos, transmitidos pelas sibilas greco-romanas, os áugures e arúspices, ambos de Roma. Todos eles, na Antiguidade Clássica, praticantes da adivinhação.

E, quando falamos de previsão do futuro, não podemos nos esquecer do italiano Nostradamus, famoso por sua suposta capacidade de premonição.

Como podemos notar, o desejo de conhecer o futuro mexe com a imaginação de muitas pessoas, fazendo surgir profissionais da adivinhação. Mas será possível prever o que a vida nos reserva? O que o Espiritismo tem a dizer sobre previsão do futuro? Confira nos próximos tópicos.
Previsão do futuro e Espiritismo

Como falamos anteriormente, algumas pessoas ficaram famosas por, supostamente, poderem prever o futuro, o que nos leva ao seguinte questionamento: é possível ter esse dom?

Quem nunca ouviu falar de casos onde uma pessoa pensa em alguém e, em seguida, é contatada por quem ela pensou? Ou, então, de uma mãe que sente que algo não vai bem com o filho antes de receber a notícia de alguma ocorrência?

Esse tipo de acontecimento passou a ser explicado com o surgimento da Doutrina Espírita, após trabalho do Codificador Allan Kardec, em abril de 1857.

E a explicação para essas espécies de previsão do futuro é simples e racional: estabelece-se uma espécie de conexão entre os espíritos, permitindo o envio de uma espécie de aviso.

Mas e os casos de sonhos – como o relatado no início deste artigo -, ou outros tipos de adivinhação: é possível antecipar acontecimentos futuros?

Segundo consta em obras como O Livro dos Médiuns e a A Gênese, a previsão é possível, mas não deve ser solicitada aos Espíritos, pois quem se digna a atender a esse tipo de pedido são os levianos.

Por outro lado, Espíritos Superiores podem, em situações muito específicas e sempre para um fim nobre, comunicar eventos futuros.

Além disso, devemos lembrar que todos temos livre-arbítrio. Nossas decisões, portanto, interferem nos acontecimentos futuros, impedindo de prevê-lo.
Previsão do futuro: o que podemos concluir

Nossas escolhas interferem diretamente em nosso futuro, ou seja, basta uma mudança de atitude para alterar uma ocorrência que parecia certa.

Se escolhermos seguir hábitos nocivos à nossa saúde, por exemplo, é fácil supor que em algum momento nosso corpo terá algum tipo de desequilíbrio. Se mudarmos o estilo de vida, porém, obteremos maior qualidade de vida – não precisamos de um adivinho para essa previsão do futuro.

O ideal é nos concentramos no presente, tomando boas decisões, sendo boas pessoas. Assim, o futuro terá grandes chances de nos trazer boas surpresas.

O conhecimento espírita está aí para nos ajudar a sermos melhores, aproveitando ao máximo esta encarnação e lembrando que devemos, sim, nos preocupar com as coisas materiais, mas sem dar a elas valor maior do que às espirituais.

 

Fonte e crédito:

Martha Rios Guimarães

Jornalista e escritora, é integrante do CE Gabriel Ferreira, participa da USE Distrital Vila Maria desde 2000. É criadora e coordenadora do projeto: “Comece pelo Comecinho” e autora do livro: “Comece pelo Comecinho – Educação Espírita Infantojuvenil: uma proposta de trabalho”, pela editora O Clarim, integrante da equipe Café com Kardec.

www.cafecomkardec.com.br

Nenhum comentário, seja o primeiro !

Deixe seu comentário